Cursos

Cursos

Níveis de aprendizagem

A Comunidade Europeia criou em 2009 um novo quadro de classificações para o ensino das línguas, o QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIA PARA AS LÍNGUAS (QECRL), ao qual se devem referir agora todos os diplomas concedidos pelas escolas que se dedicam ao ensino das línguas.

Assim, e por via do quadro QECRL todos os diplomas emitidos na Europa por instituições reconhecidas pelos Governos dos seus países, são prova de conhecimentos de línguas, de acordo com os níveis do quadro.


O INSTITUTO BRITÂNICO DE BRAGA NO PANORAMA ATUAL DO ENSINO DE INGLÊS E ALEMÃO

Para melhor se conjugar com o Quadro de Referência, houve que adaptar os cursos do Instituto aos níveis de avaliação que constam no Quadro, que são basicamente seis, mas que podem ser alargados com mais alguns níveis intermédios. O curso de Inglês do Instituto Bitânico tem 7 níveis e o de Alemão 6 níveis.
Os nossos diplomas já foram exibidos em Inglaterra, na Estónia, na Austrália e na Italia, por ex-alunos para os fins referidos. O Instituto tem entrado em contacto com estabelecimentos de ensino de toda a Europa, dando a conhecer os nossos cursos, de Inglês e de Alemão e respectivos diplomas.


EXAMES

Faz parte desta actualização dos nossos cursos, a introdução, já neste ano lectivo, de um exame final que todos os alunos farão no sétimo ano e que terá a mesma aplicação dos diplomas de inglês e alemão atrás referidos.

Pelo nosso exame será paga uma propina, que, prometemos será muito acessível.

Convém, desde já, notar que não deixaremos de dar aos nossos alunos preparação para a realização de exames de outras organizações - FCE, CAE, CPE, IELTS, TOEFL, GOETHE (alemão) - se assim o desejarem.


Para mais informação, poderão ser consultados, além do site do Instituto:

- Google: pesquisar em Quadro Europeu de Referência para as Línguas.

- Diário da República: DR. 2ª SÉRIE - Nº 100, DE 26/05/2008, PAG. 23197.



Curso de Inglês do Instituto e respectivos diplomas

Na conclusão dos 5º e 7º niveis do curso são concedidos os respectivos diplomas: B2 e C1/C2.

Níveis do Curso

Níveis do C. Europeu

1º ano

2º ano

3º ano

4º ano

5º ano

6º ano

7º ano

A1

A2

B1

B1+

B2

C1

C2

 

 

 

 

 

 

 

 




Diplomas da Cambridge English Language Assessment

FCE, CAE e CPE

O Curso do Instituto prepara, simultaneamente, os alunos para estes diplomas.

Os diplomas mais importantes da organização Cambridge-ESOL-examinations são o CAE (Certificate of Advanced English) e CPE (Certificate of Proficiency in English).

Todos estes diplomas são concedidos pela Organização de Cambridge, através dos seus centros de exame.

IELTS

O Instituto tem aulas especiais de preparação para os exames de acesso aos diplomas IELTS. Os respectivos exames são pedidos e marcados em datas a designar por The British Council/Porto, onde têm lugar.


Diplomas TOEFL

Diplomas para o acesso a instituições Universitárias dos Estados Unidos. Os exames têm lugar em Coimbra, na Universidade, e em Lisboa, em diversas escolas. A lista dessas escolas está disponível no Google.

Na Biblioteca do Instituto há material didáctico para a preparação destes exames.


Cursos de verão no Reino Unido.

Através do Instituto podem os alunos que o desejarem inscrever-se nos cursos da escola The English Language Centre, em Brighton, designadamente no verão (Junho a Setembro). Para mais informações pode consultar o nosso site.


Curso de Alemão

A língua alemã é a língua materna mais falada na Europa - Alemanha, Áustria, Suíça (uma parte), Liechtenstein, Luxemburgo - e tem assinalável importância nas relações comerciais e culturais. Ciente dessa importância, que tem vindo a aumentar, o Instituto tem, desde há muitos anos, o seu próprio Curso de Língua Alemã, que se destina a crianças, jovens e adultos.


Nos diplomas constará sempre o nível constante do Quadro de Referência do Conselho Europeu para o Ensino de Línguas, que a seguir se lê:

Níveis do Curso de Alemão

Nível Europeu

1ºano

2ºano

3ºano

4º ano

5º ano

6º ano

A1

A2

B1 (*)

B1+

B2

C1

 

 

 

 

 

 

 



(*) Atribuem-se dois diplomas:
- Jovens.
- Adultos.

Este Curso tem o mesmo programa do Goethe Institut, pelo que os alunos podem, se o desejarem, candidatar-se a esses exames, que têm lugar no Porto.


Diplomas Certificados

Os diplomas destes cursos, atribuídos pelo Instituto podem, portanto, ser apresentados na candidatura a um posto de trabalho ou numa Instituição de Ensino Superior, no País ou no estrangeiro, como prova de conhecimentos. Os alunos podem requerer o seu diploma mesmo, que não terminem o curso, contando nesse caso, para além do nível atingido, o número mínimo de frequência de 90 horas

 
Quadros de referência dos diplomas IELTS e TOEFL

TOEFL

Classificação Europeia

32 - 34

35 - 59

60 - 93

94 - 120

B1

B2

C1

C2


IELTS

4/ 4.4

5/ 5.5

6/ 6.5

7+